Produção Industrial – Agosto/17

Produção Industrial – Agosto/17

Produção Industrial – Agosto 2017

A produção industrial brasileira em agosto teve queda de -0,8% M/M, ficando abaixo da mediana das projeções do mercado (0,0% M/M segundo a Bloomberg) e da expectativa da SulAmérica Investimentos (+0,7% M/M). Em relação ao mesmo mês do ano anterior, a produção industrial cresceu 4,0% A/A, acima dos 2,9% A/A vistos no mês anterior.

A queda na produção industrial em agosto ficou concentrada em 8 dos 24 ramos da indústria. Os ramos que mais tiveram queda foram prod. alimentícios (-5,5% M/M, após alta de 9,3% nos três meses anteriores), máquinas e equipamentos (-3,8%), derivados de petróleo (-1,6%) e extração mineral (-1,1%).

Nas categorias de uso, houve queda na produção de bens intermediários (-1,0% M/M, afetados pela extração mineral e outras commodities, como celulose) e bens de consumos não duráveis (puxados pela produção de alimentos). Em compensação, houve alta de 4,1% M/M na produção de bens de consumo duráveis, puxados pela produção de automóveis, que cresceu 6,2%, e de bens de capital, que cresceu 0,5% M/M, com destaque para a produção de equipamentos de transporte (5,3% M/M).

A produção industrial em agosto veio abaixo do esperado, porém boa parte dos ramos da indústria ainda mostrou crescimento. A perspectiva para os próximos meses segue sendo de crescimento moderado, que deve fazer a variação em 12 meses voltar a ser positiva a partir de setembro e terminar o ano em torno de 2,2%.

Topo