Produção Industrial – Agosto de 2014

Produção Industrial – Agosto de 2014

Produção Industrial – Agosto de 2014

A produção industrial brasileira teve crescimento de 0,7% M/M em agosto, acima do projetado pela SulAmérica Investimentos (0,2%) e da mediana das projeções do mercado (0,1%). Esse é o segundo mês seguido de alta (houve crescimento de 0,7% M/M em julho também), porém as expansões nos últimos dois meses não conseguiram compensar a queda vista em junho (-1,6%), muito menos toda a queda vista no ano (a variação acumulada no ano ainda está em -3,1%).

O crescimento da produção industrial em agosto aconteceu em especial nos bens intermediários (+1,1% M/M). A produção de bens de capital ficou estagnada (0,0% M/M), enquanto a produção de bens de consumo caiu, em especial bens de consumo duráveis (-3,0% M/M).

A produção extrativa segue tendo comportamento díspar da manufatura. A produção manufatureira é a grande responsável pela queda da produção industrial ao longo do ano (-6,8% A/A), tendo recuperação pequena apenas nos dois últimos meses (0,8% M/M em julho e 0,2% M/M em agosto). Já a produção extrativa está em alta no ano (+7,6% A/A), tendo crescimento de 1,2% M/M em julho e 2,4% M/M em agosto. A melhora na produção extrativa ocorre em especial na extração de petróleo.

Mesmo com o crescimento dos últimos dois meses, o cenário para a produção industrial não mudou muito. A recuperação ao longo do segundo semestre deve ser lenta, com crescimento pequeno ao longo dos próximos meses. Pesa contra a recuperação da produção industrial a fraca confiança dos empresários e a queda da competitividade da indústria nacional frente à internacional, devido ao aumento de custos logísticos e trabalhistas. Par ao ano de 2014 a expectativa da SulAmérica Investimentos ainda é de queda na produção industrial de -3,0%.

Topo