Produção Industrial – agosto

Produção Industrial – agosto

Produção Industrial – agosto

02/10/13

A produção industrial de agosto, divulgada pelo IBGE, ficou estável, ficando abaixo das expectativas do mercado (0,2% M/M) e da SulAmérica Investimentos (0,8% M/M). A produção industrial também interrompeu seu formato de serra que prevaleceu desde o final do ano passado, com grande volatilidade nos dados mensais. Em relação ao mesmo mês do ano anterior houve queda de 1,2% A/A, sendo que é importante destacar que agosto de 2013 teve 1 dia útil a menos que agosto de 2012.

Houve alta em 3 das 4 categorias de uso, com avanço em especial na produção de bens de capital (2,6% M/M). Houve queda apenas na produção de bens de consumo não duráveis (-0,3% M/M). Nas categorias de uso foi possível ver uma queda na produção de bens de consumo (tanto duráveis quanto não duráveis) no mês de julho que provavelmente foi ocasionada pelas manifestações e pela queda da confiança nesse período. A produção de bens duráveis teve uma levíssima recuperação, enquanto a produção de bens não duráveis seguiu caindo. A produção de bens intermediários também teve queda em julho devido às manifestações, porém ela já estava numa trajetória descendente antes e o mês de agosto mostrou recuperação quase total em comparação com a queda de julho. A produção de bens de capital segue crescendo e parece ter sido pouco afetada por esses eventos.

É interessante notar que a grande volatilidade mensal que existe no índice geral (padrão de serra) não se verifica em nenhuma das categorias de uso individualmente. Esse padrão é visto quando se olha a série de produção manufatureira, estando ausente na série de produção extrativa.

A estagnação da produção industrial em agosto reforça o cenário de crescimento baixo ou mesmo negativo para o 3º trimestre de 2013. A projeção da SulAmérica Investimentos é de que a produção industrial mostre variação de -1,5% T/T no 3º trimestre e que o PIB fique com variação de 0,0% T/T.

Topo