Produção Industrial – Dez/16

Produção Industrial – Dez/16

Produção Industrial – Dezembro 2016

A produção industrial brasileira teve em dezembro crescimento de 2,3% M/M, um pouco abaixo da mediana das projeções do mercado (2,4%), porém um pouco acima da expectativa da SulAmérica Investimentos (2,1%). Os dados anteriores foram revistos para cima (em torno de 0,7% em nível), com a produção de novembro mostrando agora crescimento de 0,4% M/M contra 0,2% M/M previamente divulgado. Em relação ao mesmo mês do ano anterior a produção industrial mostrou queda de -0,1% A/A, o 34º mês consecutivo de queda nessa comparação (ocorre desde dez/13), porém o menos intenso nesse tempo.

A alta na produção industrial em dezembro aconteceu em três das quatro categorias de uso. Apenas a produção de bens de capital mostrou recuo no mês, de -3,2% M/M, devolvendo, em parte, a alta vista no mês anterior (3,6%). As outras três categorias de uso mostraram altas, com a mais forte ocorrendo na produção de bens de consumo duráveis (6,5% M/M, com destaque para o aumento de 10,8% M/M na produção de automóveis).

A produção industrial teve queda de -0,7% T/T no 4º trimestre, taxa igual à verificada no 3º trimestre. A recuperação da atividade em novembro e dezembro não foi o suficiente para compensar a queda em outubro. A contração da produção industrial no 4º trimestre deve ser um dos fatores para o PIB também seguir em contração nesse período. Com a alta de dezembro, o carregamento estatístico para 2017 é positivo em 3,0%. As taxas de crescimento da produção industrial devem ficar mais baixas que em dezembro, com o ajuste de estoques da produção de veículos já tendo ocorrido, e com isso a projeção para a produção industrial de 2017 da SulAmérica Investimentos é de 3,1%.

Topo