Produção Industrial – Dez/18

Produção Industrial – Dez/18

Produção Industrial – Dezembro 2018

A produção industrial em dezembro teve crescimento de 0,2% M/M, acima da mediana de projeções do mercado (0,0%) e da expectativa da SulAmérica Investimentos (-1,6%). Em relação ao mesmo mês do ano anterior houve queda de -3,6% A/A e no ano de 2018 houve expansão de 1,2%, menos da metade da vista em 2017 (2,5%).

A principal fonte de surpresa ocorreu na extração mineral, com crescimento de 1,3% M/M em dez/18. A indústria de transformação seguiu em queda, com dezembro contraindo -0,4% M/M (sendo o 6º mês consecutivo de variação negativa).

Dentre as categorias de uso as maiores quedas ocorreram, como era esperado, em bens de consumo duráveis (-2,1% M/M) e bens de capital (-5,7% M/M), com essas categorias sendo negativamente afetadas pela queda na produção do setor automobilístico, afetado pela crise argentina. Por outro lado, a produção de bens intermediários surpreendeu positivamente (0,7% M/M) e houve crescimento de 0,2% M/M na produção de bens de consumo não duráveis e semiduráveis.

A produção industrial deve cair no mês de janeiro, com paralisação de boa parte da extração mineral. Dessa forma, a expectativa da SulAmérica Investimentos é de queda de -0,4% M/M em janeiro e variação de 2,2% em 2019.

Topo