Produção Industrial – Dezembro/15

Produção Industrial – Dezembro/15

Produção Industrial – Dezembro 2015

A produção industrial brasileira em dezembro de 2015 caiu 0,7% M/M e 11,9% A/A. Esse dado veio abaixo do que o mercado esperava (estabilidade na margem) e da projeção da SulAmérica Investimentos (+0,2% M/M). Com isso, a produção industrial em 2015 teve queda de 8,3% em relação a 2014, se tornando o pior ano da série histórica.

A extração mineral, que havia sofrido uma grande queda em novembro devido a eventos como o desastre de Mariana e greve dos petroleiros, caindo 11,0%, ficou estável em dezembro. Provavelmente, sem a influência positiva do fim da grave dos petroleiros, haveria mais um mês de queda na extração mineral, que começou o ano crescendo consideravelmente, mas retraiu bastante no 4º trimestre, mesmo antes de contar esses eventos.

A manufatura teve mais um mês de queda (o 11º no ano, apenas maio teve alta), retraindo -0,8% M/M, menos do que no mês anterior (-1,8% M/M).

Pelas categorias de uso, houve queda apenas na produção de bens de capital (que recuou -8,2% M/M). Houve alta considerável na produção de bens de consumo duráveis (9,4% M/M), devido à maior produção de veículos no mês.

A produção industrial pode ter alguns meses de queda menos intensa no começo de 2016. Há alguns sinais de que os estoques podem estar mais ajustados em certos setores, o que seria um estímulo para maior crescimento (ou pelo menos menor queda) no curto prazo. Entretanto, a projeção da SulAmérica Investimentos ainda é de queda considerável em 2016 como um todo, de -8,8%, sendo que o carry-over é de 6-3,%.

Topo