Produção Industrial – Fev/19

Produção Industrial – Fev/19

Produção Industrial – Fevereiro 2019

A produção industrial brasileira em fevereiro teve crescimento de 0,7% M/M, acima do que era previsto pela SulAmérica Investimentos (-0,1%) e abaixo da mediana de projeções do mercado (+1,0%). Essa alta recuperou a queda vista no mês anterior, revista de -0,8% M/M para -0,7% M/M. Em relação ao mesmo mês do ano passado houve crescimento de 2,0% A/A, interrompendo a série de três quedas consecutivas vistas nos meses anteriores. É importante lembrar, no entanto, que fevereiro de 2019 teve dois dias úteis a mais que fevereiro de 2018 devido a diferentes datas do feriado carnaval. A variação em 12 meses da produção industrial interrompeu sua trajetória de queda, iniciada em agosto do ano passado, e ficou estável em 0,50%.

A produção extrativa mineral teve forte recuo em fevereiro, de -14,8% M/M e -9,9% A/A, devido ao desastre de Brumadinho e paralisação da extração de ferro em diversas minas do país. A indústria de transformação, por sua vez, teve alta de 1,0% M/M e 3,8% A/A. Houve alta em 16 dos 26 ramos pesquisados e três das quatro categorias de uso. Dentre as categorias de uso os destaques foram bens de capital (+4,6% M/M) e bens de consumo duráveis (+3,7% M/M). Houve queda apenas na produção de bens intermediários (-0,8% M/M), afetada pela extração mineral mencionada anteriormente.

A expectativa da SulAmérica Investimentos é de que a produção industrial acelere de forma mais significativa no segundo semestre do ano. O primeiro semestre deve ter crescimento ainda lento, com arrefecimento do crescimento da confiança e dos investimentos com incertezas sobre aprovação de reformas como a da Previdência. No segundo semestre, quando houver mais clareza sobre essas questões, o ritmo de crescimento deve se acelerar. A projeção da SulAmérica para a produção industrial em 2019 é de expansão de 1,2%, próxima do número visto em 2018 (1,1%).

Topo