Produção Industrial – Fevereiro/16

Produção Industrial – Fevereiro/16

Produção Industrial Fevereiro/2016

A produção industrial brasileira teve queda de 2,5% M/M em fevereiro, igual às expectativas do mercado (-2,5%) e um pouco mais negativa que a projeção da SulAmérica Investimentos (-2,0%). Em relação ao mesmo mês do ano anterior, a queda ainda segue forte (-9,8% A/A), mas está diminuindo de intensidade à medida que a base de comparação também fica mais baixa (a variação A/A de jan/16 foi -13,6% A/A, por exemplo).

Em fevereiro, houve uma leve alta, na margem, na extração mineral (+0,6% M/M), após três meses de fortes quedas (causadas, em parte, pelo desastre de Mariana). Em compensação, a indústria de transformação voltou a ter queda muito forte (de -2,8% M/M em fevereiro), a queda mais intensa na variação M/M desde dez/13.

Dentre as categorias de uso, a queda foi quase generalizada, com redução de -5,3% M/M na produção dos bens de consumo duráveis (em especial automóveis), -0,6% M/M nos bens de consumo semi e não duráveis e -2,0% M/M nos bens intermediários. Por outro lado, a produção de bens de capital teve seu segundo mês de crescimento consecutivo, com alta de 0,3% M/M em fevereiro (e 2,1% M/M em janeiro). Deve-se destacar que as altas do começo de 2016 ainda são pequenas em relação à queda vista em 2015, de mais de 35% na produção de bens de capital. O pequeno crescimento na margem da produção de bens de capital está relacionado à relativa estabilidade da confiança industrial em patamares baixíssimos no começo do ano.

A produção industrial deve seguir em queda nos próximos meses. Alguns fatores podem contribuir para a estabilização da produção industrial no médio prazo (recuperação nas exportações, substituição de importações, estancamento da queda da confiança, fim do ciclo de alta de juros), porém no curto prazo os fatores negativos ainda devem predominar (queda da massa salarial e do consumo), com o processo de readequação da produção a um nível de consumo menor ainda devendo perdurar por alguns meses. De acordo com as projeções da SulAmérica Investimentos a produção industrial ainda deve seguir em queda no primeiro semestre de 2016 (mesmo que, na margem, a queda seja menos intensa que no final do ano passado), com a estabilização ocorrendo no segundo semestre. Para o ano de 2016 como um todo a projeção da SulAmérica Investimentos para a produção industrial foi reduzida para -9,4%, devido à surpresa negativa do dado de fevereiro.

Topo