Produção Industrial – Jan/17

Produção Industrial – Jan/17

Produção Industrial – Janeiro 2017

A produção industrial brasileira teve queda de -0,1% M/M em janeiro, ficando entre a mediana das expectativas do mercado (-0,4%) e a projeção da SulAmérica Investimentos (+0,3%). A variação em relação ao mesmo mês do ano anterior ficou em +1,4% A/A, o primeiro número positivo em 34 meses (desde fev/14). A variação em 12 meses seguiu ficando menos negativa, tendo passado de -6,6% em dez/16 para -5,4% em jan/17.

Houve alta de 1,1% M/M na produção extrativa mineral, sendo que esse já é o terceiro mês consecutivo de expansão nesse setor, que acumula alta de 6,4% nos últimos 5 meses. Já a indústria de transformação teve queda de -0,5% M/M após ter se expandido 2,1% M/M em dezembro.

Nas categorias de uso, houve altas na produção de bens intermediários (+0,7% M/M), como era esperado pelos indicadores coincidentes (como quantum importado). Houve alta também de 3,1% M/M na produção de bens de consumo não duráveis. Essas altas, no entanto, foram mais do que compensadas pelas quedas de -7,3% M/M na produção de bens de consumo duráveis e -4,1% M/M na produção de bens de capital. A menor produção de bens ligados ao setor automotivo em janeiro foi responsável em parte por esse desempenho, com queda de -10,7% M/M na produção de veículos e carrocerias.

A estimativa da SulAmérica Investimentos para a produção industrial em fevereiro, baseada nos dados já conhecidos (confiança e NUCI da FGV e produção de veículos automotores da Anfavea), é de crescimento pequeno, de +0,1% M/M. A produção industrial deve mostrar crescimento fraco em 2017, mas o carry-over positivo deve fazer com que a produção industrial no ano tenha expansão de 2,5%, contra -6,6% no ano anterior.

Topo