Produção Industrial – Jan19

Produção Industrial – Jan19

Produção Industrial – Janeiro 2019

A produção industrial brasileira teve queda de -0,8% M/M em janeiro, uma contração bem mais intensa que a mediana de expectativas do mercado (-0,1%) e que a projetada pela SulAmérica Investimentos (-0,7%). Em relação ao mesmo mês do ano anterior houve queda de -2,6% A/A, sendo esse o terceiro mês consecutivo com contração nessa comparação. A variação em 12 meses, por sua vez, seguiu diminuindo, ao passar de 1,2% no final de 2018 para 0,6% no começo de 2019.

A queda ocorreu de forma mais intensa na extração mineral em janeiro (-1,0% M/M) do que na indústria de transformação (-0,2% M/M). O desastre de Brumadinho (que ocorreu no final de janeiro) e uma menor produção de petróleo explicam a queda na extração mineral.

Por outro lado, na indústria de transformação, a queda ocorreu em especial nos bens de consumo duráveis (-1,7% M/M) e bens de capital (-3,5% M/M), itens mais ligados à confiança de consumidores, de investidores e juros de prazos mais longos. Apesar de ter ocorrido uma alta na confiança desde o final do ano passado, com a definição da eleição e da equipe econômica do governo federal, as incertezas em relação à aprovação das reformas necessárias para equilibrar a situação fiscal ainda parecem estar travando o investimento e o consumo de bens duráveis.

A produção industrial brasileira ainda deve ter um desempenho ruim no próximo mês. A expectativa da SulAmérica Investimentos é de estabilidade, com quedas adicionais da extração mineral (o restante do efeito do fechamento de minas de ferro) pesando sobre a produção industrial total. Para o ano de 2019 a expectativa de crescimento é de 1,3%.

Topo