Produção Industrial – Janeiro/16

Produção Industrial – Janeiro/16

Produção Industrial – Janeiro/2016

A produção industrial brasileira teve crescimento de 0,4% M/M em jan/16, superando as expectativas da SulAmérica Investimentos (-0,4% M/M) e a mediana das projeções do mercado (também -0,4%). Em relação ao mesmo mês do ano anterior, a queda foi de -13,8% A/A, contra expectativa de -14,4% A/A.

O crescimento em janeiro interrompe 07 meses consecutivos de queda da produção industrial na margem (desde mai/15). O crescimento de 0,4% M/M foi pequeno diante da queda acumulada nesse período (8,7%) e também em relação à queda total vista desde jun/13 (agora -19,2%). Entretanto, o crescimento foi bastante disseminado, com alta em 03 das 04 categorias de uso (apenas a produção de bens de consumo duráveis teve queda, de -2,4% M/M).

A perspectiva da SulAmérica Investimentos ainda é bem negativa para a produção industrial no restante do ano de 2016, apesar da surpresa com o resultado de janeiro. A taxa de câmbio mais depreciada estimula setores exportadores e a substituição de importações entretanto, a confiança baixa de investidores e consumidores, a queda da massa salarial real e o crédito apertado servem para compensar esse efeito. Ainda devem ocorrer quedas marginais na produção industrial nos próximos meses, com recuperação mais consistente a partir do segundo semestre. Para o ano de 2016 como um todo, a expectativa é de queda próxima de 8,0% em relação a 2015.

Topo