Produção Industrial – Janeiro 2014

Produção Industrial – Janeiro 2014

Produção Industrial – Janeiro 2014

A produção industrial brasileira em janeiro teve crescimento de 2,9% M/M na série com ajustes sazonais, acima da expectativa do mercado (2,5% M/M) e da projeção da SulAmérica Investimentos (2,1% M/M). Em relação ao mesmo mês do ano anterior, a produção industrial mostrou variação negativa de -2,4% A/A, a segunda consecutiva.

O crescimento forte em janeiro foi bastante disseminado, com todas as categorias de uso mostrando expansão na variação M/M e 63% das atividades tendo crescimento. Dentre as categorias, cabe destacar o crescimento da produção de bens de capital, que teve variação de +10,0% M/M em janeiro, a segunda maior variação mensal da série histórica (perdendo apenas para jun/97, +14,5% M/M). O crescimento da produção de bens de capital se deu em especial nos bens de capital não ligados a transportes. O mesmo ocorreu com a produção de bens de consumo duráveis, que teve expansão apenas moderada na produção de automóveis e transportes (2,1% e 0,5%, respectivamente), contra 4,8% dos demais itens.

Deve-se ressaltar, no entanto, que o forte crescimento de janeiro conseguiu recuperar apenas cerca de 2/3 da intensa queda vista nos dois últimos meses de 2013 (-4,3% no acumulado desses meses na série dessazonalizada). No setor de bens de capital aconteceu o mesmo, com a queda no último bimestre de 2013 sendo de 15%. O nível da produção industrial em janeiro ainda é mais baixo que o visto em todos os meses do ano de 2013, com exceção do de dezembro.

Alguns dados coincidentes da indústria de fevereiro já são conhecidos (expedição de papelão ondulado, fluxo pedagiado de veículos, produção de veículos, etc). Esses indicadores, de forma geral, mostraram crescimento em fevereiro, indicando que a expansão da produção industrial deve ter continuado nesse mês. A projeção preliminar da SulAmmérica Investimentos é de que a produção industrial em fevereiro tenha crescido 0,8% M/M. Dessa forma, o nível de produção industrial voltaria a ficar acima do visto no 4º trimestre de 2013, mas ainda estaria abaixo do visto antes das manifestações de junho do ano passado. No restante do ano haveria crescimento moderado, de forma que a produção industrial em 2013 teria crescimento entre 0,5% e 1,5%.

Topo