Produção Industrial – Janeiro 2015

Produção Industrial – Janeiro 2015

Produção Industrial – Janeiro 2015

A produção industrial brasileira teve avanço de 2,0% M/M na série dessazonalizada, taxa de variação igual à mediana do mercado (2,0%) e acima da prevista pela SulAmérica Investimentos (1,2%). Mesmo com esse crescimento na margem, a produção industrial segue num patamar muito deprimido, com variação em relação ao mesmo mês do ano anterior de -5,2%.

As categorias de uso que mostraram crescimento no mês foram Intermediários (+0,7% M/M) e, em especial, Bens de Capital (9,0% M/M). O crescimento na produção de bens de capital aconteceu de forma mais forte nos setores não ligados a transporte, porém ocorreu também em menor escala nos setores de transporte (produção de caminhões).

O setor extrativo mineral segue com desempenho bem diferente do setor manufatureiro. Enquanto a extração mineral de jan/15 é 10,4% superior ao número visto em jan/14, o setor manufatureiro é 7,3% inferior. Essa diferença deve seguir existindo, porém com a extração tendo um crescimento mais modesto no futuro, devido à queda de preço de commodities, que desestimula investimentos futuros.

O crescimento da produção industrial em janeiro foi pontual, não indicando mudança de tendência na série, que ainda é de contração ao longo de 2015. Após ter ocorrido queda de 3,3% na produção industrial de 2014, a produção em 2015 deve ter mais um ano negativo, com contração de pelo menos 3,0%.

Topo