Produção Industrial – Julho de 2014

Produção Industrial – Julho de 2014

Produção Industrial – Julho de 2014

A produção industrial brasileira cresceu 0,7% M/M em julho, vindo acima das expectativas do mercado (mediana de projeções de 0,5% M/M) e da projeção da SulAmérica Investimentos (0,6% M/M), mas ainda assim com um número razoavelmente próximo do projetado e na direção esperada. Esse é o primeiro mês de crescimento da produção industrial após 5 meses consecutivos de contração, que acumulou queda de 3,5% desde jan/14. Dessa forma, o crescimento visto em julho recuperou apenas 1/5 da queda vista desde o começo do ano.

A forte contração vista entre fev/14 e jun/14 foi causada por uma série de fatores, dentre os quais deve se destacar a queda da confiança dos empresários, as condições monetárias e creditícias mais apertadas e a taxa de câmbio valorizada. O número de dias úteis também foi um fator que fez com que a queda no mês de junho fosse especialmente forte (-1,4% M/M), devido às paralisações devido à Copa do Mundo. O crescimento visto em julho é, em parte, devido ao menor número dessas paralisações.

A queda na produção industrial no período entre fev/14 e jun/14 foi mais concentrada nos setores de bens de capital e de bens de consumo duráveis (-19,2% e -30,9%, respectivamente), mais afetados pela queda da confiança do empresário. O crescimento em julho também foi mais concentrado nesses setores (+16,7% e +20,3%, respectivamente), mas a expansão no mês não foi o suficiente para recuperar plenamente a queda vista nos meses anteriores.

A produção industrial nos próximos meses deve apresentar taxas de variação positivas, sendo que agosto deve ser ajudado pelo maior número de dias úteis em relação a julho (um mês que ainda sofreu alguns efeitos residuais da Copa do Mundo). Essas taxas positivas, no entanto, devem ser modestas. Para o ano de 2014 como um todo a SulAmérica Investimentos ainda espera queda de 3,0% na produção industrial, mesmo com essa recuperação no restante do 3º trimestre.

Topo