Produção Industrial – Julho

Produção Industrial – Julho

Produção Industrial – Julho

03/09/13

A produção industrial de julho, divulgada pelo IBGE, mostrou queda de -2,0% M/M, compensando a variação no mês anterior (que foi revista de 1,9% M/M para 2,1% M/M). A produção industrial está numa tendência de alta desde o segundo semestre do ano passado, quando atingiu seu “vale” em jun/12. No entanto, essa recuperação tem ficado mais errática desde nov/12, com a volatilidade da taxa mensal de crescimento tendo aumentado muito no ano de 2013.

Houve queda em todas as categorias de uso no mês. Na divulgação do mês anterior havia ocorrido o inverso, com alta em todas as categorias de uso. Isso foi revisto no caso da produção de bens intermediários, que agora mostra queda de -0,1% M/M no mês de junho, e com isso tem um formato diferente da produção das outras categorias. Enquanto essas outras categorias estão tão voláteis quanto à produção industrial total, a produção de bens intermediários já mostra três meses consecutivos de queda, uma tendência ainda mais preocupante.

Desconsiderando a volatilidade mensal dos dados desde Nov/12, o que se pode perceber na produção industrial é uma recuperação muito lenta. A taxa de crescimento em relação a jun/12 (o “vale” da produção industrial, o ponto mais baixo da série no histórico recente) é entre 0,10% e 0,20% M/M. Além disso, há grande risco de essa taxa de crescimento bem fraca virar uma estagnação ou uma queda. Trabalhos econômicos recentes feitos pela FGV mostraram que aumento na volatilidade mensal da produção industrial (medida pela variância móvel de 6 meses) acima de 0,04% prenunciaram os últimos episódios de recessão no Brasil. Esse indicador alcançou 0,043% em mai/13 e tem permanecido acima de 0,04% desde então

O crescimento da produção industrial também corre o risco de desacelerar nos próximos trimestres devido a fatores como a queda da confiança dos empresários e o aumento na taxa de juros. Grande parte da recuperação vista desde jun/12 ocorreu no setor de bens de capital, que não deve ter um desempenho tão bom a partir de agora, uma vez que os fatores mencionados (confiança, juros) são essenciais para o seu crescimento. Os indicadores de confiança dos empresários (como o índice PMI) mostraram uma alta no mês de agosto em relação a julho, mas essa recuperação foi apenas parcial, não compensando toda a queda que foi vista após as manifestações populares. A estimativa da SulAmérica Investimentos é que a produção industrial no ano de 2013 mostre avanço de 1,5% em relação ao ano anterior, em média.

Topo