Produção Industrial – Junho/18

Produção Industrial – Junho/18

Produção Industrial – Junho 2018

A produção industrial brasileira cresceu 13,1% M/M em junho, menos do que a mediana de expectativas do mercado (14,0%) e que a projeção da SulAmérica Investimentos (também 14,0%). Em relação ao mesmo mês do ano anterior houve crescimento de 3,5% A/A, contra -6,5% A/A de maio. Na variação em 12 meses houve retomada da trajetória de crescimento, com a variação indo de 3,91% em abr/18 para 2,94% em mai/18 e 3,17% para jun/18.

A expansão da produção industrial em junho aconteceu em quase todos os setores (22 de 24), com as empresas não apenas recuperando seus níveis de produção que prevalecia antes da greve dos caminhoneiros, como superando-o ligeiramente. O índice de produção industrial geral em termos dessazonalizados passou de 90,0 em abr/18 para 80,1 em mai/18 e 90,6 em jun/18.

Houve alta em todas as cinco categorias econômicas. Os setores com quedas mais significativas em maio (bens de capital e bens de consumo duráveis) foram os mesmos setores com maior expansão em junho. Em termos dessazonalizados, a produção de junho só não ficou maior que a de abril para um dos setores (bens de consumo duráveis, 0,7% abaixo), mesmo com a produção de veículos de passageiros tendo superado consideravelmente o nível de abril (em 8%).

O dado de produção industrial de junho mostra que o efeito da paralisação dos caminhoneiros sobre esse setor da economia foi temporário. Indicadores de confiança também mostram impacto limitado. O nível de produção foi recuperado em um mês e deve seguir crescendo nos próximos meses. A taxa de crescimento não deve ser tão forte quanto a de junho, porém a expectativa da SulAmérica Investimentos é que a produção industrial suba 3,3% em 2018, contra 2,5% no ano passado.

Topo