Produção Industrial – Maio/15

Produção Industrial – Maio/15

Produção Industrial – Maio/15

A produção industrial de maio surpreendeu o mercado, tendo crescimento de 0,6% M/M contra mediana de expectativas de mercado de -0,4% M/M e projeção da SulAmérica Investimentos -0,9% M/M. A variação A/A também ficou acima do esperado, com queda de apenas -8,8% A/A contra expectativa da SulAmérica Investimentos e mediana de projeções do mercado de -10,0% A/A.

O padrão dos últimos 9 meses foi interrompido em maio, com a produção manufatureira tendo crescimento (+0,6% M/M) enquanto a extração mineral teve contração (-0,5% M/M). As variações A/A não mudaram seu padrão com essa pequena mudança na margem (extração ainda tem alta de 7,7% A/A e transformação queda de -10,9% A/A).

A alta de 0,6% M/M na produção industrial geral foi puxada pelo crescimento de 1,2% M/M na produção de bens de consumo não duráveis e pela alta de 0,2% M/M na produção de bens de capital. Nesse último caso, houve alta na produção de bens de capital ligados a transporte (mas não ligados a veículos automotores, como caminhões, estando mais concentrada em aviões, por exemplo), enquanto os outros bens de capital seguiram em queda. As outras categorias de uso ainda mostraram queda, com ela ficando mais intensa no caso da produção de bens intermediários (-0,5% M/M contra -0,3% M/M no mês anterior), mas diminuindo de intensidade no caso da produção de bens de consumo duráveis (-0,1% M/M contra -1,9% M/M no mês anterior).

O crescimento na margem na produção industrial de maio foi inesperado, porém ainda é cedo para imaginar que a tendência de queda tenha mudado definitivamente. A expectativa ainda é de contração na margem nos próximos meses na produção industrial, e de retração de cerca de -6,0% na produção industrial do ano como um todo (contra -3,2% no ano de 2014).

Topo