Produção Industrial – Mar/2019

Produção Industrial – Mar/2019

Produção Industrial – Março 2019

A produção industrial em março recuou -1,3% M/M, vindo no piso das expectativas do mercado (mediana de -0,6%) e abaixo da projeção da SulAmérica Investimentos (-1,0%). A variação em 12 meses da produção industrial voltou a ficar negativa, -0,1%, pela primeira vez desde ago/17, tendo diminuído consideravelmente do patamar que foi visto em abr/18 (3,9%).

O desempenho da produção industrial foi afetado, em parte, nos últimos dois meses pela data do carnaval, que caiu em março nesse ano, ao contrário do que ocorre usualmente, que é o feriado ocorrer em fevereiro. Isso afetou as comparações A/A, que ficaram um pouco distorcidas, com crescimento de -2,3% A/A em jan/19, +2,1% A/A em fev/19 e -6,1% A/A em mar/19. E também pode ter afetado a variação dessazonalizada, que foi de -0,7% M/M em jan/19, +0,6% M/M em fev/19 e -1,3% M/M em mar/19. É provável que sem o fator feriado a variação da produção industrial teria sido negativa nos três primeiros meses do ano, mas em intensidade menor em março.

A variação trimestral não é afetada por esses fatores. A produção industrial desde 2018 tem um desempenho ruim, com alta na variação trimestral em apenas um caso, o 3º trimestre de 2018 (+2,4%), que recuperou parte da queda verificada no trimestre anterior (-2,7%), devido à greve dos caminhoneiros. Ainda assim, é possível ver que o ritmo da queda da produção industrial diminuiu entre o 4º trimestre de 2018 (-1,4%) e o 1º trimestre de 2019 (-0,7%), mesmo com a diminuição expressiva da extração mineral no começo de 2019 (-11,2% T/T no 1º trimestre), causada pela tragédia de Brumadinho e a interrupção da exploração de diversas minas de ferro no país. O setor manufatureiro, por exemplo, teve modesto crescimento de 0,1% T/T no 1º trimestre de 2019, contra queda de -1,7% T/T no 4º trimestre de 2018.

A queda na produção industrial em mar/19 ocorreu em 4 das 5 categorias de uso, com apenas a produção de bens de capital mostrando variação positiva (+0,4% M/M). As outras categorias tiveram quedas com intensidade parecida, com a maior sendo bens intermediários (-1,5% M/M) e a menor sendo a produção de bens de consumo não duráveis (-1,1% M/M).

A variação mais negativa da produção industrial em março deve fazer o carregamento estatístico para o segundo trimestre ser ruim, com grande possibilidade de novamente ocorrer queda na variação trimestral. Assim tanto o PIB do 1º quanto do 2º trimestres devem ter variações baixas, com o do 1º tendo grande chance de ficar negativo.

O desempenho ruim da produção industrial está ligado a diversos fatores, como piora das condições financeiras em boa parte de 2018 (algo que foi revertido só no final daquele ano), greve dos caminhoneiros e queda de confiança do investidor nos últimos meses, que pode estar relacionada à frustração com a capacidade do governo de aprovar medidas para realizar o ajuste fiscal. Assim, a produção industrial deve seguir com crescimento fraco ou queda no restante do 1º semestre, com a recuperação mais forte podendo vir apenas no 2º semestre, caso a reforma da Previdência seja aprovada.

Topo