Produção Industrial – Março/15

Produção Industrial – Março/15

Produção Industrial – Março/15

A produção industrial brasileira teve mais uma queda em março, de -0,8% M/M, um pouco mais intensa que a prevista pela mediana do mercado (-0,7%), mas menos intensa que a expectativa da SulAmérica Investimentos (-1,3%). Em relação ao mesmo mês do ano passado, a produção industrial teve o 13º mês consecutivo de queda, agora de -3,5% A/A.

Essa queda na produção industrial de março significa que a indústria teve retração de -2,4% T/T no 1º trimestre, mais intensa que a vista no 4º trimestre do ano passado (-1,5%). Esse já é o 7º trimestre consecutivo de retração na produção industrial, que não mostra crescimento desde o 2º trimestre de 2013.

A queda na produção industrial em março foi bem disseminada, como tem ocorrido nos últimos meses, com retração em todas as categorias de uso. Em março, o destaque de queda foi a produção de bens de capital (-4,4% M/M), sendo que a produção de bens de consumo duráveis também foi bem ruim (-3,1% M/M). A categoria de uso que caiu menos foi a produção de bens intermediários (-0,2% M/M). Em relação a jun/13 (último pico de produção), a produção industrial geral recuou -11,7%, mas a produção de bens de capital já caiu -26,9% e a de bens duráveis -22,3%.

Outra característica da produção industrial em março que reflete o que está ocorrendo há bastante tempo é a diferença entre a extração mineral e a indústria de transformação. A primeira segue mostrando crescimento (0,5% M/M e 8,9% A/A), enquanto a retração segue concentrada na última (-0,9% M/M e -5,0% A/A).

Nos três primeiros meses do ano, a produção industrial mostrou recuo de 5,9% em relação ao igual período de 2014. A variação em 12 meses da produção industrial ficou em -4,7% em março, mas deve seguir ficando cada vez mais negativa, devido ao elevado nível de estoques e às quedas nas vendas, devendo terminar o ano em -5,1% segundo as projeções da SulAmérica Investimentos.

Topo