Produção Industrial – Nov/18

Produção Industrial – Nov/18

Produção Industrial – Novembro 2018

A produção industrial brasileira teve expansão de 0,1% M/M em novembro, abaixo da mediana das projeções do mercado (0,2%), porém acima da expectativa da SulAmérica Investimentos (0,0%). Em relação ao mesmo mês do ano anterior houve queda de -0,9% A/A e em 12 meses a taxa de variação desacelerou de 2,2% em outubro para 1,8% em novembro.

O dado do mês anterior (outubro) foi revisto para baixo, passando de alta de 0,2% M/M (um número já abaixo do que era esperado pelo mercado na época,+1,1% M/M) para -0,1% M/M.

Houve avanço em menos da metade dos ramos pesquisados (10 de 26). Em relação às categorias de uso houve crescimento apenas em produção de bens intermediários (0,7% M/M). Por outro lado, houve redução forte na produção de bens de consumo duráveis (-3,4% M/M) e bens de capital (-2,7% M/M), após as altas verificadas no mês anterior (2,4% e 1,2%, respectivamente). A produção de veículos foi o destaque de queda nessas categorias de uso, com recuos na produção de veículos automotores (-4,2%) e caminhões (-7,1%), respectivamente. A produção de bens de consumo semi e não duráveis ficou estável em novembro (0,0% M/M), com o contraste entre a recuperação da indústria de alimentos (+5,9% M/M em novembro, após perdas acumuladas de -10,3% em quatro meses consecutivos de queda) e a queda de produtos de indústrias diversas (-13,3% M/M em novembro).

A produção industrial em 2018 deve ter um crescimento fraco, pouco acima de 1,0% (contra 2,6% em 2017), com a recuperação após a greve dos caminhoneiros tendo sido mais lenta do que o esperado inicialmente. As expectativas para 2019, por outro lado, são bastante otimistas, com a projeção da SulAmérica Investimentos sendo de expansão de 3,5%, devido à manutenção da taxa básica de juros em patamar baixo e recuperação da confiança dos empresários.

Topo