Produção Industrial – Outubro/16

Produção Industrial – Outubro/16

Produção Industrial – Outubro 2016

A produção industrial de outubro teve queda de -1,1% M/M, próxima da projeção da SulAmérica Investimentos (-1,0%) e mais negativa que a mediana das expectativas do mercado (-0,8% segundo a Bloomberg). Em relação ao mesmo mês do ano anterior houve queda de -7,3% A/A, a mais intensa desde mai/16. A contração acumulada no ano é de -7,6%.

O recuo de -1,1% M/M na produção industrial de outubro foi a terceira queda que ocorreu no ano (houve contrações também em fevereiro, -2,7%, e agosto, -3,7%). Mesmo com crescimento nos outros 7 meses do ano (inclusive em setembro, quando houve avanço de 0,5%), o nível dessazonalizado da produção industrial está no patamar mais baixo da recessão até agora (21,6% abaixo do último pico, que ocorreu em jun/13), e também em um patamar praticamente igual ao visto no pior momento da recessão de 2008 (índice em 82,9 em out/16, contra 82,8 em dez/08). Certas categorias, como produção de insumos típicos de construção civil, estão em níveis próximos aos vistos da recessão de 2003.

A queda da produção industrial em outubro foi bem generalizada, ocorrendo em todas as categorias de uso. Houve recuo mais forte na produção de bens de capital (-2,2%) e de bens intermediários (-1,9%) e queda menor na produção de bens de consumo não duráveis (-0,8%), mas todos os dados foram bem negativos. Desde junho, por exemplo, a produção de bens de capital já recuou 10%. A produção de insumos típicos de construção civil também recuou bastante nos últimos meses (12% nos últimos 3 meses).

A queda na produção industrial de outubro veio próximo do esperado pela SulAmérica Investimentos. Houve uma piora na atividade nos últimos meses, ocasionada pela estabilização num patamar baixo da confiança dos empresários. A situação econômica das empresas não é boa, com demanda das famílias e faturamento ainda caindo, e custos ainda elevados (devido ao alto endividamento, juros altos e folha salarial ainda não ajustada completamente). Para o ano de 2016 a expectativa da SulAmérica Investimentos é de queda de -7,0% na produção industrial, contra -8,3% no ano anterior.

Topo