Produção Industrial – Outubro/17

Produção Industrial – Outubro/17

Produção Industrial – Outubro 2017

A produção industrial brasileira em outubro teve crescimento de 0,2% M/M, igual à mediana das expectativas do mercado (0,2%), mas acima do que era projetado pela SulAmérica Investimentos (-0,2%). Em relação ao mesmo mês do ano anterior houve crescimento de 5,2% A/A e em 12 meses a expansão aumentou de 0,4% no mês anterior para 1,5% em outubro.

Houve queda em duas categorias de uso, com retração de -0,8% M/M na produção de bens intermediários e -2,0% M/M na produção de consumos duráveis, com queda de -4,1% M/M na produção de veículos automotores para passageiros. Por outro lado, houve altas fortes na produção de bens de consumo não duráveis 9+2,0% M/M) e de bens de capital (1,1% M/M). A produção de bens de capital já está no sétimo mês consecutivo de expansão, tendo acumulado alta de 11,6% no período. Isso ainda é apenas uma fração da queda total verificada entre set/13 e dez;15 (-53,2%), porém é um sinal de que a recuperação está ficando mais sólida.

Dos 24 ramos pesquisados, 15 tiveram alta na variação M/M em outubro (contra 8 do mês passado). A queda de -19,7% M/M na produção de produtos farmacêuticos do mês anterior foi compensada por uma alta de 20,3% M/M em outubro, gerando apenas volatilidade entre os meses, sem mudar a tendência desse ramo, que é recuperação (-2,5% A/A em outubro, contra -10,8% A/A no mesmo mês do ano anterior).

A produção industrial deve seguir crescendo ao longo dos próximos meses e do próximo ano. A recuperação da massa salarial e do crédito deve ajudar a demanda interna a subir, junto com as taxas de juros em níveis baixos. A expectativa da SulAmérica Investimentos para a produção industrial em 2017 é de 2,2% e para 2018 é de 3,5%.

Topo