Produção Industrial – Outubro/17

Produção Industrial – Outubro/17

Produção Industrial – Outubro 2017

A produção industrial em outubro teve variação de +0,2% M/M, acima da mediana das expectativas do mercado (-0,1%) e da projeção da SulAmérica Investimentos (-0,5%). Em relação ao mesmo mês do ano anterior houve variação de 4,7% A/A e em 12 meses o crescimento verificado foi de 2,3%.

A variação positiva na margem em novembro foi a terceira consecutiva, sendo que a desaceleração em relação aos meses anteriores foi pequena (0,2% M/M contra 0,3% M/M em outubro e novembro).

As categorias de uso tiveram comportamento bastante divergente entre si em novembro. Houve queda de -1,6% M/M na produção de bens de consumo não duráveis, porém houve alta forte em dois outros grupos (bens de consumo duráveis +2,5% M/M e bens intermediários +1,4% M/M). A produção de bens de capital ficou estável no mês.

De forma geral, a produção industrial deve desacelerar no 4º trimestre em relação ao 3º trimestre, com a variação da indústria geral devendo ficar em 0,5% T/T contra 1,0% T/T no 3º tri. A produção de bens de consumo semiduráveis e não duráveis deve apresentar queda no trimestre, em torno de -1,3% T/T, enquanto as outras categorias de uso devem ainda apresentar alta, mas desacelerando em relação ao 3º trimestre. A produção de bens de capital em especial deve crescer em torno da metade do que foi visto no 3º trimestre (4,5% T/T).

A produção industrial em dezembro veio acima do esperado, mas ainda com uma desaceleração em relação aos meses anteriores. Os próximos meses devem mostrar ritmo razoável de crescimento na indústria, com a expectativa sendo de que a indústria termine 2017 com crescimento de 2,4% em relação ao ano anterior, e que a expansão em 2018 seja de 3,6%.

Topo