Produção Industrial – Outubro de 2014

Produção Industrial – Outubro de 2014

Produção Industrial – Outubro de 2014

A produção industrial brasileira ficou estagnada em outubro (0,0% M/M), vindo ligeiramente acima da projeção da SulAmérica Investimentos (-0,1% M/M) e abaixo da mediana das projeções do mercado (+0,3% M/M). A produção industrial continua com queda na variação em relação ao mesmo mês do ano anterior (-3,6% A/A) e na variação acumulada em 12 meses (-2,6%).

Ao contrário do que havia ocorrido nos últimos meses, a produção extrativa mineral não teve desempenho melhor em outubro que a de manufatura. A produção manufatureira expandiu-se 0,2% M/M na margem em outubro, recuperando-se da queda vista no mês anterior (-0,1%). No ano, no entanto, a produção extrativa mineral segue com desempenho bem superior ao da manufatura (5,5% no acumulado do ano, contra -4,0%).

A maior parte dos setores (16 de 24) apresentou variação negativa na margem, com os destaques negativos indo para produtos farmacêuticos (-9,7%) e veículos automotores (-2,2%). Dentre os 8 setores que tiveram variação positiva, o destaque foi produtos alimentícios (2,5%).

Dentre as categorias de uso, houve estabilidade no nível da produção de bens de capital e de bens intermediários. A produção de bens de consumo duráveis e não duráveis, por sua vez, foi negativa em -0,8% e -0,6%, respectivamente, afetada negativamente pela produção de veículos no mês.

A expectativa da SulAmérica Investimentos é de que o desempenho da produção industrial siga ruim ao longo dos próximos meses. A produção de alguns setores pode melhorar um pouco na margem com a recuperação da confiança e com o câmbio mais depreciado, porém a perspectiva de baixo crescimento ainda deve adiar muito dos investimentos. Para o ano de 2014 como um todo, a expectativa da SulAmérica Investimentos segue sendo de variação de -2,8% para a produção industrial.

Topo