Produção Industrial – Set/18

Produção Industrial – Set/18

Produção Industrial – Setembro 2018

A produção industrial brasileira caiu -1,8% M/M em setembro, vindo abaixo do que era esperado pela mediana dos participantes do mercado (-1,0%) e pela SulAmérica Investimentos (-1,1%). Esse foi o terceiro mês consecutivo de contração na produção industrial mensal. Em relação ao mesmo mês do ano anterior houve queda de -2,0% A/A e em 12 meses a taxa de crescimento desacelerou de 3,1% para 2,7%.

É importante destacar que mesmo com a queda nos últimos três meses na produção industrial geral, a produção industrial teve crescimento de 2,7% T/T no 3º trimestre, contra recuo de -2,7% T/T no 2º trimestre, devido à retirada do atípico mês de maio do cálculo (greve dos caminhoneiros). O nível dessazonalizado de produção em set/18 é -3,6% inferior ao visto em jan/18.

Houve queda em 16 dos 26 ramos industriais pesquisados e também em todas as categorias de uso. As maiores contrações ocorreram na categoria de bens de consumo duráveis (-5,5% M/M) e bens de capital (-1,3% M/M), com destaque para a produção de veículos automotores (-5,1%) e máquinas e equipamentos (-10,3%).

A produção industrial brasileira foi negativamente afetada não apenas pela greve dos caminhoneiros, mas também pelo aperto das condições financeiras que ocorreu nos últimos meses, com a piora do cenário internacional e incertezas políticas. É possível que a confiança do investidor comece a subir com o fim das incertezas políticas e maiores chances de aprovação de reformas estruturais, o que pode fazer a produção industrial ter maior crescimento em 2019. Para 2018 a expectativa da SulAmérica Investimentos é de expansão de 1,3%, contra 2,6% no ano anterior.

Topo