Produção Industrial – Setembro/16

Produção Industrial – Setembro/16

Produção Industrial – Setembro 2016

A produção industrial brasileira em setembro teve crescimento de 0,5% M/M, um pouco abaixo da mediana das projeções do mercado (0,6%), mas também um pouco acima da expectativa da SulAmérica Investimentos (0,3%). O dado do mês anterior, agosto, foi revisto para cima, de uma queda de -3,8% M/M para -3,5% M/M. Em relação ao mesmo mês do ano anterior, houve queda de -4,9% A/A, o 31º mês seguido de contração (desde mar/14).

Dentre as categorias de uso, houve alta na produção de bens de consumo duráveis (1,9% M/M) e bens intermediários (1,2% M/M). Essas categorias recuperaram-se apenas parcialmente da queda vista em agosto (-3,6% e -6,4%, respectivamente). Outras categorias de uso seguiram em contração, com recuo de -1,0% M/M na produção de bens de consumos não duráveis e -5,1% M/M na produção de bens de capital. Esse já é o terceiro mês consecutivo de queda na produção de bens de capital, com um recuo total de -8,6% no período.

A produção industrial no trimestre teve recuo de -1,1% T/T, devolvendo o ganho visto no segundo trimestre do ano (+1,1% T/T). O recuo se deu de forma mais forte na produção de bens de capital (-2,6% T/T), em especial os ligados ao setor de transporte (-7,1% T/T), e de bens de consumo não duráveis (-3,2% T/T). O recuo na produção industrial no terceiro trimestre reforça a expectativa da SulAmérica Investimentos de uma queda no PIB do 3º trimestre, de -0,7% T/T. Para o ano de 2016 como um todo, a expectativa da SulAmérica Investimentos é de que a produção industrial mostre queda de -6,5% em relação a 2015.

Topo