Turbulências internacionais e o seus investimentos

Turbulências internacionais e o seus investimentos

Nos últimos dias, a crise internacional decorrente da epidemia do coronavírus ganhou um reforço adicional resultante da guerra de preços do petróleo entre os dois maiores produtores mundiais: Árabia Saudita e Rússia.

O agravamento do quadro intensificou os temores de uma recessão global, alimentando uma forte aversão a risco que resultou em acentuada queda dos ativos de forma generalizada. Tais movimentos impactam todo o mercado e é necessário avaliar o cenário com cautela.

 

Sobre seus investimentos

Em meio a tantos acontecimentos, a bolsa brasileira acompanhou a tendência global e sofreu forte queda no dia de ontem (09/03), recuperando-se parcialmente durante a sessão desta terça-feira (10/03). Ainda é esperado mais volatilidade nesse período de incertezas que podem impactar seus investimentos tanto nos fundos de ações, multimercados e renda fixa.

Acreditamos que é importante reforçar alguns pontos:

 

  • Os fundamentos das empresas ainda são positivos: o  cenário para o mercado acionário ainda é construtivo no Brasil – juros e inflação em patamares baixos;  consumo continuará sendo o principal estímulo ao crescimento refletindo o fortalecimento progressivo do mercado de trabalho; expansão do crédito e aumento da confiança do consumidor. Todos esses fatores combinados trazem uma visão otimista no longo prazo, mesmo sabendo que existem desafios e adversidades no curto prazo.
  • Diversificação é fundamental: em momentos de crise como este, ter uma alocação em diversos tipos de ativos, servem como proteção da sua carteira.
  • Aplicar em ações é investir no longo prazo: volatilidade é um elemento do mercado de ações e crises fazem parte da história, mas quando o retorno é avaliado em prazos mais longos, é uma classe de investimentos muito atrativa.

 

Nossa recomendação atual é manter os investimentos em carteira sem alterações de posicionamento nos fundos de ações e multimercado de maior volatilidade,  para você investidor que está com uma carteira adequada ao seu perfil de risco. Caso contrário, sugerimos cautela nas alocações visto que, o cenário poderá continuar volátil no curto prazo a medida que surgirem novos fatos.

É importante avaliar cada perfil de investidor, momento de vida e objetivos. E para isso, pode você pode contar com a equipe de especialistas da SulAmérica Investimentos.

Topo