Vendas do Comércio Varejista – 15/01/2021

Vendas do Comércio Varejista – 15/01/2021

Em novembro, as vendas do comércio varejista nacional, no conceito restrito, recuou -0,1% na comparação com o mês anterior, vindo abaixo das projeções do mercado e da SulAmérica Investimentos, que estimavam avanço de 0,3% no período. Esse resultado interrompe uma sequência de seis resultados positivos do comércio varejista, iniciada em maio após as fortes quedas de março e abril devido a Covid19.   No conceito ampliado, que inclui vendas de automóveis e materiais de construção, o volume vendido em novembro subiu 0,6%, também ficando abaixo das projeções do mercado e da SulAmérica Investimentos. Na comparação interanual, as vendas  nos conceitos restrito e ampliado superaram em 3,4% e 4,1% o volume vendido em novembro de 2019, respectivamente.

No mês de novembro, os setores relacionados a renda foram os principais responsáveis pelos fracos resultados apresentado pelo comércio no mês. Reflexo da combinação da redução das transferência de renda pelo governo às famílias, em um ambiente de inflação ascendente, e o recrudescimento da pandemia de covid-19 a partir de meados de novembro. Desta forma, os principais responsáveis para a fraca performance do índice geral foram os setores de hipermercados e supermercados (-2,2%) e combustíveis e lubrificantes (-0,4%). Por outro lado, os setores mais sensíveis ao crédito apresentaram avanço em novembro, com destaque para as vendas de veículos que subiram +3,5% m/m.
Em dezembro não se espera por resultados muito distintos deste verificado em novembro. Além do menor volume de recursos transferidos a titulo de auxílio emergencial e inflação elevada, soma-se o fato de que muitas localidades voltaram a impor medidas restritivas à mobilidade social devido a segunda onda de Covid-19, que passou a ganhar força nos últimos dias de novembro. Estimamos que as vendas no varejo encerrarão 2020 com crescimento de 1,4% em relação ao ano anterior (1,85%).
Topo