Vendas no Varejo – Abril/16

Vendas no Varejo – Abril/16

Vendas no Varejo – Abril/2016

As vendas no comércio varejista em abril no Brasil tiveram alta de 0,5% M/M, em linha com as expectativas do mercado (0,5% segundo a Bloomberg) e acima da projeção da SulAmérica Investimentos (-0,7%). Em relação ao mesmo mês do ano anterior.

Dentre os oito grupos que compõem o varejo restrito, apenas tr~es tiveram alta. O crescimento no varejo restrito total decorreu, em especial, da alta de 1,0% M/M nas vendas de supermercados, prod. alimentícios, bebidas e fumo, o grupo que tem o maior peso dentro das vendas no varejo. Houve crescimento também nas vendas de Vestuário e calçados e Outros artigos de uso pessoal. As vendas de combustíveis, por sua vez, tiveram variação zero.

Quatro dos oito grupos do varejo restrito ainda tiveram queda na sua variação mensal, com destaque para a queda de bens duráveis (Material para escritório e equipamento de comunicação apresentou redução de -4,9% M/M nas vendas, enquanto Móveis e eletrodomésticos recuaram -1,8% M/M). Houve queda também nas vendas de Artigos farmacêuticos, -2,9% M/M, relacionada ao aumento de preços de remédios.

O varejo ampliado teve variação mais negativa que a esperada pelo mercado (-1,4% M/M contra expectativa de -0,9%). Os dois grupos que são adicionados para compô-lo tiveram forte quedas, de -6,6% M/M para Veículos e -4,0% M/M para Material de construção.

A variação A/A das vendas no varejo restrito em abril foi de -6,7% A/A, igual à expectativa do mercado. Essa variação interanual deve diminuir nos próximos meses, amas ainda deve ficar negativa no restante do ano. As vendas no varejo já mostram sinais de estabilização com nos últimos 4 meses havendo 2 meses com variação positiva e 2 com variação negativa na margem, havendo ainda queda pequena em relação ao final do ano anterior (-1,1%). Para o ano de 2016 como um todo, a expectativa da SulAmérica Investimentos é de queda de -4,7% no volume vendido.

Topo