Vendas no Varejo – dezembro 2014

Vendas no Varejo – dezembro 2014

Vendas no Varejo – dezembro 2014

As vendas no varejo no Brasil recuaram 2,6% M/M em dezembro, mais do que era esperado pelo mercado (-0,6% M/M) e pela SulAmérica Investimentos (-0,9% M/M). A variação A/A foi de 0,3% e as vendas no varejo tiveram crescimento de 2,2% no ano de 2014 como um todo, o menor resultado desde 2003 (quando houve queda de -3,7%).

Todos os setores do varejo restrito e ampliado tiveram queda no volume vendido em dezembro em relação a novembro, com os destaques de queda indo para Móveis e eletrodomésticos (-9,9% M/M), Livros e papelaria (-9,2% M/M), Material para escritório e equipamentos de comunicação (-8,8% M/M), e Veículos (-9,4% M/M). As menores quedas ocorreram em supermercados e alimentos, combustíveis e artigos farmacêuticos, devido à essencialidade desses itens.

Uma das razões para essa queda tão forte nas vendas no varejo decorreu das promoções do black friday, que aumentaram as vendas de novembro mais do que o esperado (houve crescimento de 1,5% M/M, sendo que era esperada alta de 0,2% M/M), mas que, em compensação, fizeram as vendas de dezembro ficarem mais baixas que na média dos últimos anos (muitos aproveitaram para fazer as compras de natal nos dias de promoções).

De qualquer forma, o desempenho das vendas no varejo em 2014 foi muito ruim (2,2%, contra 4,3% no ano anterior), devido ao menor crescimento da massa salarial (1,4% contra 2,4% em 2013), à queda da confiança do consumidor, ao aumento da taxa de juros e da taxa de inflação. As perspectivas para 2015 são ainda piores, uma vez que todos esses fatores devem contribuir para uma queda ainda maior do volume vendido. O cenário da SulAmérica Investimentos é de queda acima de 2% no volume vendido em 2015

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