Vendas no Varejo – Fevereiro/18

Vendas no Varejo – Fevereiro/18

Vendas no Varejo – Fevereiro 2018

As vendas no varejo no Brasil em fevereiro caíram -0,2% M/M, bem abaixo da mediana das projeções do mercado (+0,7% M/M) e da expectativa da SulAmérica Investimentos (+0,3% M/M). Em relação ao mesmo mês do ano anterior a variação foi de 1,2% A/A, mais baixa que dos meses anteriores (3,2% A/A em janeiro). Em 12 meses a variação seguiu subindo, tendo passado de 2,5% em janeiro para 2,9% em fevereiro.

Dos 8 grupos que formam o varejo restrito, metade teve queda em fevereiro, com destaque em variação para Vestuário e calçados (-1,7% M/M) e em contribuição para Supermercados, hipermercados, prod. alimentícios, bebidas e fumo (-0,6% M/M). Por outro lado, houve alta nas vendas de bens duráveis, com crescimento de 2,7% M/M em Material para escritório e equipamentos de comunicação e 1,5% M/M em Móveis e eletrodomésticos.

As vendas no varejo têm alternado altas e quedas desde o segundo semestre do ano passado. O nível das vendas no varejo reais em fev/18 (92,4) é o mesmo que o visto em jun/17 (92,4), mostrando a estagnação que se seguiu ao período de recuperação que ocorreu entre set/16 e jun/17 (no qual as vendas cresceram 0,5% M/M em média)

Os dados de atividade até agora em 2018 surpreenderam para baixo, com quedas fortes na produção industrial e faturamento de serviços em janeiro e queda nas vendas no varejo em 2 dos 3 últimos meses. Para o IBC-Br de fevereiro, a projeção da SulAmérica Investimentos é de estabilidade (0,0% M/M), condizente com crescimento do PIB de 0,4% T/T no 1º trimestre. Para as vendas no varejo em 2018 a expectativa da SulAmérica Investimentos é de crescimento de 3,0%, contra 2,1% em 2017.

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