Vendas no Varejo – Janeiro/18

Vendas no Varejo – Janeiro/18

Vendas no Varejo – Janeiro 2018

As vendas no varejo no Brasil em janeiro tiveram alta de 0,9% M/M, ficando entre a mediana de projeções do mercado (0,5%) e a projeção da SulAmérica Investimentos (2,3%). Houve revisão para cima dos dados anteriores, com a variação de dezembro sendo revista de -1,5% M/M para -0,5% M/M. Assim, a variação em 2 meses ficou em +0,3%, mais próxima da projeção da SulAmérica Investimentos (+0,8%) do que da mediana de projeções do mercado (-1,0%).

Em relação ao mesmo mês do ano anterior a variação foi de 3,2% A/A, um pouco abaixo do visto nos dois meses anteriores (6,0% em nov/17 e 3,9% A/A em dez/17). A variação em 12 meses subiu de 2,1% para 2,5%, o maior nível desde nov/14.

Dos oito grupos que compõem o varejo restrito, apenas três tiveram queda. As quedas ficaram concentradas em Artigos farmacêuticos (-2,5% M/M), Móveis e eletrodomésticos (-2,3%) e, em menor escala, Combustíveis (-0,3%). Por outro lado, houve forte alta em Equipamentos de comunicação e material de escritório (3,7%), Outros artigos de uso pessoal (6,8%) e Supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (2,3%), esse último com grande influência sobre as vendas no varejo totais, devido ao grande peso desse grupo no total.

O varejo ampliado, que adiciona mais dois grupos, teve queda de -0,1% M/M. Houve retração de -0,2% M/M nas vendas de Material de construção, o que ajuda a explicar esse comportamento divergente em relação ao varejo restrito.

As vendas no varejo no Brasil devem ter alta um pouco mais modesta no próximo mês, com a expectativa da SulAmérica Investimentos sendo de 0,4% M/M. A alta de 0,9% M/M em janeiro em parte compensou a forte queda do mês de dezembro (-0,5%), e por isso o dado pode ser considerado um pouco distorcido. A expectativa da SulAmérica Investimentos é que as vendas no varejo cresçam 4,0% esse ano, contra 2,1% no ano passado.

Topo