Vendas no Varejo – Junho/15

Vendas no Varejo – Junho/15

Vendas no Varejo – Junho 2015

As vendas no varejo no Brasil tiveram queda de -0,4% M/M em junho, em linha com as expectativas do mercado (mediana de -0,4% M/M) e queda menos intensa que a esperada pela SulAmérica Investimentos (-1,0% M/M). Esse já é o 5º mês consecutivo de queda nas vendas no varejo (o recorde da série é 7 meses consecutivos, em 2001), com queda acumulada de 3,4%. Em relação ao mesmo mês do ano anterior, a contração foi de 2,7% A/A, menos intensa que outros números vistos ao longo desse ano (como os 4,5% A/A de maio).

A queda de -0,4% M/M nas vendas no varejo em junho foi bastante disseminada, com apenas 2 dos 8 grupos do varejo restrito não tendo contração: artigos farmacêuticos (que voltou a cresce, 0,3% M/M) e supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (que ficou estável em 0,0% M/M). Os outros grupos tiveram quedas, mas, de forma geral, elas foram menos intensas do que as vistas nos meses anteriores. O varejo ampliado teve queda mais intensa que o restrito (-0,8% M/M), devido à queda de vendas de veículos (-2,8% M/M). No mês de junho, as vendas de material de construção tiveram alta de 5,5% M/M.

As vendas no varejo no Brasil seguem em queda, mas essa queda em junho foi menos intensa que a dos meses anteriores. Ainda devem ocorrer mais alguns meses de queda nas vendas no varejo na margem, devido à piora do mercado de trabalho, no crédito e na confiança do consumidor. Entretanto, o ritmo de queda não deve se intensificar muito além do que já foi visto. Para o ano de 2015 como um todo, a expectativa da SulAmérica Investimentos é de contração no volume de vendas de cerca de 3,0% em relação ao ano anterior.

Topo