Vendas no Varejo – junho de 2014

Vendas no Varejo – junho de 2014

Vendas no Varejo – Junho de 2014

As vendas no varejo em junho mostraram queda de -0,7% M/M, contrariando as expectativas do mercado, que eram de alta de +0,4% M/M, sendo que a projeção da SulAmérica Investimentos era de +0,3% M/M. Em relação ao mesmo mês do ano anterior a variação ficou em 4,2%, desacelerando apenas um pouco em relação aos 4,9% vistos no mês anterior.

A queda nas vendas em junho foi bastante disseminada, ocorrendo em quase todos os setores, com apenas as vendas do setor de Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo tendo alta (de 0,6% M/M). Houve queda em todos os outros setores, com destaque para a contração de -2,0% M/M nas vendas de móveis e eletrodomésticos, de -2,3% M/M nos combustíveis, -5,3% M/M em livros e papelaria e -4,2% M/M em equipamentos e máquinas para escritório.

As vendas no varejo ampliado também tiveram forte queda em junho, recuando 3,6% M/M, com a queda sendo mais intensa nos setores de veículos (-12,9% M/M) e material de construção (-3,9% M/M).

A Copa do Mundo afetou negativamente as vendas no varejo, ao fazer diversos estabelecimentos comerciais funcionarem com horários reduzidos, além de levar a um menor número de vendas no dia dos namorados (que foi o mesmo da abertura da copa). Tal como na produção industrial, o efeito negativo na atividade desse evento deve se concentrar no mês de junho, com o mês de julho mostrando recuperação parcial. A tendência de desaceleração da atividade econômica foi acentuada pela copa do mundo no mês de junho, porém ela já vem desde o começo do ano e deve prosseguir no restante do ano. O crescimento das vendas no varejo no 2º semestre deve ser bem fraco, levando a variação em 12 meses a diminuir dos 4,8% atuais para um número entre 2,5% e 3,5% ao final do ano.

Topo