Vendas no Varejo – Maio/18

Vendas no Varejo – Maio/18

Vendas no Varejo – Maio 2018

Segundo os dados divulgados nesta manhã pelo IBGE, as vendas do comércio varejista restrito recuaram 0,6% no mês de maio, na comparação com o mês anterior com ajuste sazonal. O resultado veio acima de nossa projeção (-1,6%), bem como, da mediana das estimativas do mercado (-0,8%). Em relação a o mês de maio de 2017, houve aumento de 2,7% no volume comercializado. No conceito ampliado, houve queda de 4,9% na comparação mensal dessazonalizada, mas superou em 2,1% as vendas ocorridas em maio/17.

A greve dos caminhoneiros provocou impactos severos sobre a maioria dos segmentos que compõem o indicador do comércio restrito. O mais atingido foi a venda de combustíveis e lubrificantes (-6,1% M/M), seguido de móveis e eletrodomésticos (-2,7%) e tecidos, vestuário e calçados (-3,2%). Em contrapartida, os setores de hiper, supermercados e produtos alimentícios subiram 0,6% M/M, refletindo o movimento de antecipação de consumo por parte da população, preocupada com a duração do movimento grevista.

No conceito ampliado, houve queda expressiva em veículos, motos e parte (-14,6%) e em material de construção (-4,3% M/M).

Espera-se que a queda observada em maio tenha sido pontual, com as vendas retomando sua trajetória de alta em linha com a evolução dos fundamentos do consumo (emprego, renda, confiança e crédito). Projetamos alta de 1,0% M/M nas vendas do comercio varejista para o mês de junho. Uma frustração nessa estimativa levaria a uma revisão para baixo do crescimento do PIB do segundo trimestre, estimado em -0,3% em relação aos três primeiros meses do ano, segundo nossas projeções..

Topo