Vendas no Varejo – Maio 2015

Vendas no Varejo – Maio 2015

Vendas no Varejo – Maio 2015

As vendas no varejo de maio tiveram queda de -0,9% M/M, mais intensa do que a mediana das expectativas do mercado (-0,3% M/M), mas em linha com a projeção da SulAmérica Investimentos (-1,0% M/M). Em relação ao mesmo mês do ano passado, a queda foi de -4,5% A/A.

Houve queda em 5 dos 8 grupos que compõem o varejo restrito. As quedas mais importantes ocorreram nos grupos Supermercados, alimentos, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-1,1% M/M) e Móveis e eletrodomésticos (-2,1% M/M), cabendo também destacar a queda de Artigos farmacêuticos (-0,4% M/M), a segunda consecutiva em um setor que, ao contrário do restante do varejo, estava com um desempenho razoável até alguns meses atrás.

Os 3 grupos que tiveram altas no mês haviam tido grandes quedas nos meses anteriores, e as altas em maio não foram suficientes para recuperar nem metade da queda vista nos 3 meses anteriores. Houve alta de 2,7% M/M em Tecidos e vestuário (contra queda de 6,1% nos 3 meses anteriores), alta de 5,5% M/M em Equipamentos de comunicação e materiais para escritório (contra queda de -14,1% nos 3 meses anteriores) e alta de 1,7% M/M em Outros artigos de uso pessoal (contra queda de -2,8% M/M nos 3 meses anteriores).

As vendas no varejo ampliado tiveram queda mais intensa (-1,8% M/M), devido à queda mais forte nas vendas de veículos (-4,6% M/M) e material de construção (-3,8% M/M), que são adicionados ao varejo restrito para compor o varejo ampliado.

Os números das vendas no varejo devem seguir ruins no restante do ano. A piora no mercado de trabalho, a contração na massa salarial, a alta na inflação, a desaceleração do crédito e a queda da confiança do consumidor devem seguir sendo determinantes para a piora das vendas no varejo. Para o ano de 2015 como um todo a expectativa da SulAmérica Investimentos é de queda de quase 3,0% em relação a 2014.

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