Vendas no Varejo – Março 2015

Vendas no Varejo – Março 2015

Vendas no Varejo – Março 2015

As vendas no varejo em março tiveram queda de -0,9% M/M, mais fracas do que a expectativa do mercado (-0,4%) e do que a projeção da SulAmérica Investimentos (-0,6%). Em relação ao mesmo mês do ano passado houve alta de 0,4% A/A, número melhor que o visto no mês anterior (-3,3%), mas bem próximo do visto nos dois meses anteriores (0,5% em janeiro, 0,3% em dezembro) e bem fraco de forma geral.O dado acumulado do ano ainda mostra queda, de -0,8% em relação ao primeiro trimestre do ano passado.

A queda nas vendas no varejo restrito em março ocorreram em 5 dos 8 grupos, com destaque para Móveis e eletrodomésticos (-3,0% M/M) e Supermercados e alimentos (-2,2% M/M). Houve alta em apenas 3 grupos, sendo o destaque em termos de contribuição foi Artigos farmacêuticos (+1,2% M/M), ainda tendo um desempenho melhor que o dos outros grupos devido à sua essencialidade.

O varejo ampliado teve queda mais intensa que o restrito (-1,6% M/M e -0,7% A/A). Tanto material de construção quanto veículos tiveram queda na margem, mas a queda de material de construção foi bem menos intensa (-0,3%) que a de veículos (-4,6%).

O comércio varejista no Brasil deve seguir apresentando números negativos nos próximos meses, devido a diversos fatore: a piora no emprego, a desaceleração na renda nominal, o aumento da inflação e a menor concessão de crédito. As quedas mais intensas no comércio varejista devem seguir ocorrendo nos setores de bens duráveis, como eletrodomésticos, comunicação e automóveis. Para o ano de 2015 como um todo, a expectativa da SulAmérica Investimentos é de queda de 2,0% em relação ao ano anterior.

Topo