Vendas no Varejo – Março 2019

Vendas no Varejo – Março 2019

Vendas no Varejo – Março 2019

As vendas no varejo em março no Brasil tiveram alta de 0,3% M/M no volume, crescimento abaixo da mediana projetada pelo mercado (0,9%) e da expectativa da SulAmérica Investimentos (0,7%). Em relação ao mesmo mês do ano anterior houve queda de -4,4% A/A, número um pouco distorcido pela questão dos dias úteis e feriados (o carnaval de 2019 ocorreu em março enquanto em 2018 ocorreu em fevereiro). A variação em 12 meses, por sua vez, seguiu com sua tendência de desaceleração, passando a 1,3% em mar/19, após ter alcançado 3,8% em mar/18 e terminado 2018 em 2,3%.

Dentre os 8 grupos que compõem o varejo restrito, apenas 3 tiveram alta na variação M/M em março: Artigos farmacêuticos (+1,4%), Equipamento de comunicação e material para escritório (2,9%) e Outros artigos de uso pessoal (0,7%). Houve queda na margem em 5 dos grupos, com destaque para o recuo de Vestuário e calçados (-2,5%) e Combustíveis (-0,8%), afetados negativamente pela alta de seus preços. O importante grupo Supermercados, hipermercados, prod. alimentícios, bebidas e fumo teve recuo de -0,4% M/M.

O varejo ampliado teve um desempenho melhor que o restrito, com crescimento de 1,1% M/M no volume de vendas. Houve alta de 4,5% M/M nas vendas de Veículos, motos, partes e peças e 2,1% M/M na venda de Material de construção.

O crescimento abaixo do esperado no varejo indica uma grande possibilidade de nova variação negativa no IBC-Br em março e PIB fraco no 1º trimestre. A projeção da SulAmérica Investimentos para o PIB, com esse dado do varejo divulgado hoje, é de variação de 0,0% T/T no 1º trimestre.

O varejo deve seguir com crescimento modesto nas próximas medições. A expectativa da SulAmérica Investimentos para abril é de crescimento de 0,5% M/M. O varejo ampliado deve desacelerar, uma vez que as vendas de veículos divulgadas pela Fenabrave e Anfavea mostraram queda na margem. A projeção da SulAmérica Investimentos para o varejo no ano é de crescimento de 1,6%.

Topo