Vendas no Varejo – Nov/18

Vendas no Varejo – Nov/18

Vendas no Varejo – Novembro 2018

As vendas no varejo no Brasil tiveram forte alta em novembro, de 2,9% M/M, acima do que era previsto pelo mercado (mediana de projeções de 1,0% M/M) e pela SulAmérica Investimentos (1,3% M/M). Em relação ao ano anterior a variação foi de 4,4% A/A, porém o crescimento em 12 meses diminuiu de 2,75% em out/18 para 2,81% em nov/18.

O crescimento expressivo das vendas em novembro ocorre após dois meses com surpresas negativas. Em setembro e outubro a projeção mediana era de estabilidade, porém houve quedas de -0,7% M/M e -1,1% M/M nas vendas nesses meses.

O evento conhecido como Black Friday, com grandes descontos, pode ser responsável por parte da forte alta nas vendas em novembro. O expressivo crescimento nas vendas de Móveis e eletrodomésticos (5,0% M/M em novembro, após queda de -3,6% M/M em outubro) corrobora essa visão. Entretanto, a recuperação da confiança do consumidor também teve grande influência, com as vendas tendo subido em quase todos os segmentos do varejo restrito (o único com queda foi Livros, jornais, revistas e papelaria, -1,9% M/M, devido a fatores estruturais).

O varejo ampliado teve um resultado menos expressivo que o restrito, com variação de 1,5% M/M. Os dois grupos que são adicionados ao varejo restrito para formar o varejo ampliado tiveram queda em novembro, com as vendas de Veículos, motos, partes e peças contraindo -2,2% M/M.

O varejo deve seguir com taxa de crescimento forte em dezembro, devido à recuperação da confiança e inflação baixa. A expectativa da SulAmérica Investimentos é de expansão de 2,9% no varejo em 2018 e 5,1% em 2019. O IBC-Br deve subir 0,6% M/M em novembro com esse resultado do varejo.

Topo