Vendas no Varejo – Novembro/16

Vendas no Varejo – Novembro/16

Vendas no Varejo – Novembro 2016

As vendas no varejo em novembro tiveram alta de 2,0% M/M, acima da projeção da SulAmérica Investimentos (0,4% M/M) e da mediana das expectativas do mercado (0,3% M/M segundo a Bloomberg). Em relação ao mesmo mês do ano anterior houve queda de -3,5% A/A no volume vendido, contra -8,1% A/A do mês anterior.

Houve alta em cinco dos oito setores que compõem o varejo restrito. As altas mais fortes se concentraram em setores de bens duráveis, afetados pelo evento black friday. As vendas de Materiais para escritório e equipamento para comunicação subiram 4,3% M/M e as vendas de móveis e eletrodomésticos subiram 2,1% M/M. Houve alta forte também no setor de Outros artigos de uso pessoal (7,2% M/M). Outros setores que mostraram crescimento foram Artigos farmacêuticos (0,6% M/M) e Supermercados, hipermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (0,9% M/M).

Houve queda em apenas três setores do varejo restrito, sendo a maior em Vestuários e calçados (-1,5% M/M). As quedas nas vendas de Livros e papelaria e Combustíveis e lubrificantes foram de -0,4% M/M.

O varejo ampliado, que inclui os setores de material de construção e veículos, teve alta mais modesta que do varejo restrito, de 0,6% M/M. Isso ocorreu devido à queda nas vendas de veículos em novembro, de -0,3% M/M. As vendas de material de construção tiveram alta bem forte em novembro, de 7,2% M/M.

A alta nas vendas no varejo em novembro foi em grande parte influenciada pelas promoções da Black Friday. A alta sem essas promoções teria sido mais comedida. Notícias ruins sobre as vendas de Natal levam a crer que as vendas no varejo devem voltar a recuar na margem em dezembro, fazendo as vendas terem queda de -6,0% no ano de 2016. A estimativa do IBC-Br de novembro, por sua vez, voltou a subir para 0,3% M/M, após ter recuado para estabilidade com a produção industrial abaixo do esperado.

Topo