Vendas no Varejo – novembro 2014

Vendas no Varejo – novembro 2014

Vendas no Varejo – novembro 2014

As vendas no varejo subiram 0,9% M/M no Brasil em novembro, acima do esperado pela SulAmérica Investimentos (-0,7%) e pela mediana de projeções do mercado (0,2%). A surpresa positiva não se restringiu ao mês de novembro, uma vez que os dados dos três meses anteriores foram revistos para cima, resultando num nível de vendas em outubro 0,4% acima do previamente divulgado. Em relação ao mesmo mês do ano passado, a variação foi de 1,0% A/A. Mesmo com a alta na margem, a variação em 12 meses seguiu caindo de 3,1% em outubro para 2,6% em novembro.

A alta nas vendas em novembro ocorreu em diversos segmentos, mas mais especificamente se concentrou nas vendas de bens duráveis e semiduráveis. Houve alta de 9,6% M/M em Livros, jornais, revistas e papelaria, 5,4% M/M nas vendas de Móveis e eletrodomésticos, 4,9% M/M em Equipamentos e materiais para escritório e comunicação (nesse segmento estão computadores e celulares), 3,4% M/M em Tecidos e Vestuário e 2,7% M/M em Outros artigos para uso pessoal. Por outro lado, houve queda de -0,8% M/M nas vendas de Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo e -0,2% M/M nas vendas de Combustíveis e lubrificantes.

Essa combinação de alta nas vendas de duráveis e semiduráveis e queda nas vendas de não duráveis (como alimentos) parece resultar do evento chamado “black friday”, em que há grandes descontos nesses produtos, o que cada vez mais concentra as vendas de final de ano em novembro ao invés de dezembro. Devido a isso, há grande probabilidade de haver queda na margem nas vendas no varejo em dezembro, algo que parece corroborado pelos dados coincidentes de vendas de certos segmentos (3,0% A/A nos shoppings em dezembro, dado menor que a inflação, que foi de 6,4% no período).

A expectativa da SulAmérica Investimentos para as vendas no varejo em 2014 foi revista para cima, devido às revisões nos dados anteriores, de 2,0% para 2,4%. Deve-se destacar que esse crescimento ainda é fraco comparado com os anos anteriores e que as vendas de dezembro devem mostrar contração na margem.

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