Vendas no Varejo – Setembro/15

Vendas no Varejo – Setembro/15

Vendas no Varejo – Setembro 2015

As vendas no varejo no Brasil em setembro tiveram variação de -0,5% M/M, próxima da projeção da SulAmérica Investimentos (-0,4% M/M), mas menos negativa que a mediana das expectativas do mercado (-0,9% M/M). Em relação ao mesmo mês do ano anterior, houve queda de 6,2% A/A, menos intensa que a vista em agosto (-6,9%).

As vendas no varejo já têm queda de 3,3% no dado acumulado no ano contra igual período do ano anterior, e a variação em 12 meses diminuiu de novo, de -1,5% para -2,1% em setembro.

Houve queda em quase todos os grupos, com as exceções sendo Supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (+0,1% M/M) e Móveis e eletrodomésticos (estabilidade, 0,0% M/M). As quedas mais intensas em setembro ocorrem nos segmentos de Outros artigos de uso pessoal (-3,8% M/M) e Materiais de escritório e comunicação (-1,7% M/M).

O varejo ampliado teve queda mais intensa que a vista no varejo restrito, com contração de -1,5% M/M. Os dois segmentos que são adicionados para calcular o varejo ampliado mostraram fortes contrações, com as vendas de veículos recuando -4,0% M/M e de material de construção -1,5% M/M.

Os determinantes das vendas no varejo seguem ruins. A inflação está elevada, diminuindo o poder real de compra, e segue havendo queda no emprego. A renda nominal está tendo alguns reajustes, mas em maioria eles estão ocorrendo abaixo do nível da inflação (queda real de renda). O crédito segue contraindo em termos reais, e o pouco que é concedido está com taxas de juros mais elevadas (e os bancos também estão mais preocupados com a inadimplência, evitando emprestar para pessoas com perfil maior de risco). A confiança do consumidor segue também em queda.

A perspectiva da SulAmérica Investimentos é de que seguirá ocorrendo quedas nas vendas no varejo no restante do ano. As vendas no varejo devem ter queda de -4,7% em 2015 contra 2014, o pior resultado da série histórica.

Topo