Vendas no Varejo – setembro de 2014

Vendas no Varejo – setembro de 2014

Vendas no Varejo – setembro de 2014

As vendas no varejo no Brasil cresceram 0,4% M/M em setembro, número igual à mediana das projeções do mercado (0,4%) e ligeiramente abaixo da estimativa da SulAmérica Investimentos (0,6%). Em relação ao mesmo mês do ano passado, houve crescimento de 0,6% A/A, interrompendo dois meses de variação negativa.

No varejo restrito houve crescimento na margem em 4 dos 8 setores. Em relação ao mesmo mês do ano anterior, houve variação positiva em 6 dos 8 setores. Entretanto, apenas 3 desses 6 setores tiveram variação positiva acima de 1,0% A/A. O setor de artigos farmacêuticos tem sido o único que manteve dinamismo parecido com o dos anos anteriores, devido à essencialidade de seus produtos. Todos os outros mostram desaceleração, que chega a ser contração no caso de Supermercados, hipermercados, alimentação, bebidas e fumo e Equipamentos e materiais para escritório.

O varejo ampliado também mostrou crescimento na margem, de 0,5% M/M. Houve queda de -0,6% M/M nas vendas de veículos, porém isso foi compensando pelo crescimento de 0,5% M/M na venda de material de construção. Em relação ao mesmo mês do ano passado segue havendo contração, de -1,2%.

As vendas no varejo tiveram seu segundo trimestre consecutivo de contração, com queda de -0,4% T/T no 3º tri após já terem recuado -0,9% T/T no 2º tri. Em relação ao mesmo trimestre do ano anterior, houve crescimento de 4,5% e 4,1% no 1º e 2º tri, respectivamente, porém no 3º trimestre houve recuo de -0,4%.

As vendas no varejo têm mostrado alguma recuperação nos últimos meses, porém essa recuperação deve seguir fraca nos próximos meses. O ritmo de crescimento, que era em torno de 4,0% no ano passado, deve recuar para em torno de 2,0% nesse ano, enfraquecido pelo menor crescimento da massa salarial e do crédito.

Topo