Instabilities in China depreciate the local stock market and the yuan, which combined with a new reduction in oil prices increase risk aversion today.*

Instabilities in China depreciate the local stock market and the yuan, which combined with a new reduction in oil prices increase risk aversion today.*

Edição 1443

26/01/2016

Turbulências na China, derrubando o mercado de ações local e depreciando o yuan, conjugado a novo recuo nos preços do petróleo alimentam a aversão ao risco no dia de hoje.

Na Ásia, mercados fecharam com quedas expressivas. O índice MSCI Asia Pacific caiu 1,6% no pregão de hoje. As ações na China registraram perdas acentuadas, pressionadas por novo ajuste negativo dos preços do petróleo. O índice Xangai Composto em cerrou o dia com queda de 6,42%. Em Hong Kong, o índice Hang Seng caiu 2,48%. No Japão, o índice Nikkei, referência da Bolsa de Tóquio, teve desvalorização de 2,35%. Nesse ambiente de aversão ao risco, a moeda japonesa se beneficia. O dólar é negociado a 118,03 ienes nesta manhã, perdendo cerca de 0,20% ante a moeda japonesa.

Na Europa, os mercados abriram com fortes quedas, acompanhando a tendência ditada pelas bolsas asiáticas. O índice STOXX600 registra queda de 1,55%, no momento. Em Londres, o FTSE100 perde 1,44%; em Paris o CAC40 recua 1,61%; em Frankfurt o DAX apresenta desvalorização de 1,29%. O euro troca de mãos a US$ 1,0844, com discretas altas frente à moeda americana.

Os futuros das principais bolsas de ações norte-americanas também refletem o ambiente de maior aversão ao risco, sinalizando para mais um dia de perdas para o mercado acionário americano. O futuro do S&P500 registra perda de 0,55%, no momento. O juro pago pelo T-Bond de 10 anos recuou para 1,977%, com queda de 1,22%, enquanto o dólar apresenta fracas oscilações em relação às principais moedas.

No mercado de petróleo o produto tipo WTI recua 3,0%, continuando a queda observada ontem, quando perdeu 5,8%. Nesta manhã, o produto é cotado US$ 29,60/barril. Demais commodities também operam em baixa, com destaque para os metais básicos que perdem 0,49%, no momento.

Nesse ambiente de queda nos preços do petróleo e desconfiança em relação a economia chinesa, a Bovespa deve registrar novas perdas, enquanto o dólar e os juros devem se manter pressionados refletindo o ambiente de maior aversão ao risco.

Top