An uneventful day from the economic point of view, driven by the perception that the global economy will support growth during the U.S. monetary adjustment.*

An uneventful day from the economic point of view, driven by the perception that the global economy will support growth during the U.S. monetary adjustment.*

Edição 1390

04/11/2015

Em um dia sem muitas novidades na agenda econômica mundial, mas motivados pela percepção de que a economia global sustentará o crescimento em meio ao processo de ajuste monetário americano, os investidores elevam seu apetite por ativos de maior risco, favorecendo principalmente os mercados de ações.

Na Europa, o índice STOXX600 mantém-se em alta pelo terceiro dia consecutivo. Registra alta de 0,87%, no momento. As principais bolsas da região também registram altas expressivas: Londres +0,90%; Paris +0,92% e Frankfurt +0,25%. O euro se enfraquece pelo segundo dia consecutivo. É negociado a US$ 1,0918, com queda de 0,43% frente à moeda americana.

Bolsas da Ásia fecharam em alta. O índice MSCI Asia Pacific fechou a sessão de hoje com ganho de 1,2%, refletindo o forte avanço do mercado chinês e japonês. Na China, o índice Xangai Composto apurou ganho de 4,31%, enquanto o Hang Seng de Hong Kong subiu 2,15%. O índice de gerentes de compras (PMI) do setor de serviços da China, medido pelo Caixin, subiu para 52,0 em outubro, acima dos 50,5 de setembro, numa mostra de que os estímulos tomados pelo governo começam a ter efeito. No Japão, o índice Nikkei encerrou o pregão com ganho de 1,30%, refletindo a estreia positiva da Japan Post no mercado de ações. O iene perdeu valor, com o dólar sendo cotado a 121,26 ienes, contra 120,76 ienes observados ontem.

Os índices futuros das principais bolsas norte-americanas operam em alta discreta, enquanto aguardam a divulgação de indicadores econômicos e o discurso que Janet Yellen fará no Congresso (13h de Brasília), onde falará sobre regulamentação e supervisão bancária. As 11h15, a ADP divulga sua pesquisa de emprego do setor privado de outubro. A estimativa dos economistas é de aumento de 180 mil vagas no período (200 mil em setembro). O dólar avança frente às principais moedas (dólar índex: +0,27%), enquanto o juro do T-Bond de 10 anos se encontra em 2,203% ao ano.

No mercado de petróleo, o produto tipo WTI é negociado a US$ 47,67/barril, com queda de 0,52%, no momento. O índice Bloomberg de Commodity opera com discretas oscilações, mas destaca-se a alta de 0,84% dos produtos agrícolas e a queda de 1,74% dos metais preciosos.

A Bovespa deve operar em alta no dia de hoje, influenciada pelo bom desempenho do mercado acionário chinês, bem como pelo bom humor que prevalece nas principais praças internacionais. Os mercados de câmbio e juros estarão de olho no discurso de Yellen, que pode sinalizar o aumento do juro nos EUA em dezembro. Pesa também o ambiente político doméstico, onde os investidores estarão acompanhando o andamento do processo contra Eduardo Cunha, na Comissão de Ética, bem como a votação do projeto de repatriação de recursos e os avanços da DRU na CCJ da Câmara.

Top