Economists often use two succinct adjectives (dovish and hawkish) to define the attitude of economic policy makers in regard to the dilemma between inflation and activity/employment.*

Economists often use two succinct adjectives (dovish and hawkish) to define the attitude of economic policy makers in regard to the dilemma between inflation and activity/employment.*

Dove e Hawk

Os economistas muitas vezes usam dois adjetivos sucintos (dove e hawk em inglês, pomba e falcão em português, respectivamente) para definir a atitude que um formulador de política econômica (membro do comitê de política monetária, presidente do Banco Central, ministro de finanças etc) pode ter em relação ao dilema entre inflação e atividade/emprego.

É praticamente um consenso entre economistas que existe um trade-off, um dilema, entre inflação e atividade no curto prazo. Ou seja, no curto prazo, existe uma correlação positiva entre inflação e atividade (atividade mais aquecida resulta em inflação mais elevada e atividade mais fraca resulta em inflação mais baixa). O Banco Central de cada país tem o poder de definir a política monetária da economia (definindo taxas de juros, compulsórios, tamanho da expansão da base monetária etc), que afeta a atividade econômica.

Os formuladores de política econômica podem ser divididos então em dois grupos, dependendo da sensibilidade deles em relação ao dilema entre inflação e desemprego. É chamado de dove (pomba) uma pessoa que é mais preocupada com o problema do desemprego e do menor crescimento do que com os efeitos da inflação mais alta no médio e longo prazos. Doves preferem uma política monetária acomodatícia, optando por manter os juros baixos. É chamado de hawk (falcão) a pessoa que acha que a inflação elevada é um problema maior para a economia do que o aumento no desemprego, e que isso justifica o aumento na taxa de juros ou manutenção dos juros em patamar elevado. Hawks também podem estar preocupados com os efeitos negativos de longo prazo de juros baixos sobre a economia, como incentivar a tomada de risco excessivo por instituições financeiras. Os doves então são mais lenientes com a inflação e os hawks mais duros com ela. Os doves são aqueles que costumam votar por cortar juros ou manter a taxa de juros baixa enquanto os hawks são aqueles que votam por aumentos nas taxas de juros ou por mantê-la elevada.

Nos Estados Unidos, o fato de os membros do FOMC (comitê de política monetária daquele país) poderem fazer discursos mostrando sua opinião pessoal faz com que os mercados financeiros tenham percebido quais dentre eles têm atitudes dovish (feito pombas) e quais têm atitudes hawkish (feito falcões). A linha abaixo mostra uma divisão que é possível fazer, mostrando os membros do FOMC (votantes e não votantes a cada ano), dos mais lenientes com a inflação (em azul) aos mais duros comela (em vermelho), passando por aqueles que parecem estar no meio dessa discussão.

Os adjetivos dovish e hawkish também podem ser usados para qualificar discursos e comunicados dos bancos centrais, indicando se o banco central está mais próximo de cortar juros ou de subir juros no futuro, respectivamente.

Top