Industrial production in June, disclosed by the IBGE, increased by 1.9% over May, offsetting the previous month’s decline, which was revised from -2.0% MoM to -1.8% MoM.*

Industrial production in June, disclosed by the IBGE, increased by 1.9% over May, offsetting the previous month’s decline, which was revised from -2.0% MoM to -1.8% MoM.*

Produção Industrial – junho

01/08/13

A produção industrial de junho, divulgado pelo IBGE, teve alta de 1,9% M/M, praticamente compensando a queda vista no mês anterior, que foi revista de -2,0% M/M para -1,8% M/M. A produção industrial está numa tendência de alta desde o segundo semestre do ano passado, porém esse crescimento tem ficado mais errático neste ano. No primeiro semestre de 2013 não houve crescimento por mais de dois meses consecutivos, com grande volatilidade nas taxas de crescimento.

Entre as categorias de uso, houve alta em quase todos os segmentos. A exceção foram os bens intermediários, que tiveram produção estagnada no mês. O destaque vai para a produção de bens de capital e de bens de consumo duráveis, que se expandiram fortemente no mês. A produção industrial desses segmentos já está praticamente nos níveis vistos antes do início da última recessão (ago/11 no caso da produção industrial).

No 2º trimestre de 2013 como um todo, a taxa de crescimento da produção industrial ficou em 1,1% T/T, mais alta que a vista no trimestre anterior (0,9% T/T). No acumulado do ano a produção industrial mostrou crescimento de 1,9% em relação ao mesmo período de 2012.

O crescimento da produção industrial deve desacelerar nos próximos trimestres, fruto do aperto de política monetária, dos menores incentivos fiscais e da queda de confiança dos consumidores e empresários, como pode ser visto no índice PMI divulgado hoje também. Para o ano de 2013 como um todo a estimativa da SulAmérica Investimentos é de que a produção industrial cresça entre 2% e 3%.

Top