Industrial production in November, disclosed by the IBGE, fell by 0.2% over the previous month, less than the market expected (-1.1% MoM) and also below SAMI’ own estimate (-1.2% MoM).*

Industrial production in November, disclosed by the IBGE, fell by 0.2% over the previous month, less than the market expected (-1.1% MoM) and also below SAMI’ own estimate (-1.2% MoM).*

Produção Industrial – Novembro

08/01/14

A produção industrial de novembro, divulgada pelo IBGE, mostrou queda de 0,2% M/M, menos intensa que as expectativas do mercado (-1,1% M/M) e que a projeção da SulAmérica Investimentos (-1,2% M/M). Em relação ao mesmo mês do ano anterior houve crescimento de 0,4% A/A.

Dentre as categorias de uso, a queda ocorreu apenas em uma delas (a produção de bens de capital, que recuou 2,6% M/M em novembro). As outras categorias de uso mostraram avanço, com destaque para a produção de bens intermediários, que cresceu 1,2% M/M e foi uma das surpresas em relação às expectativas, junto com a produção de bens duráveis, que mesmo com a queda na produção de veículos automotores (-3,2% M/M), mostrou avanço de 0,3% M/M.

A maior parte das categorias de uso continua mostrando crescimento baixo, condizente com a perspectiva de recuperação gradual após o choque de confiança do 3º trimestre de 2013 e com a perspectiva de menor crescimento da atividade em 2014 do que no ano anterior.

A produção de bens intermediários cresceu muito em novembro, com destaque para o refino de petróleo e a produção de álcool. Entretanto, por mais que o crescimento em novembro tenha sido expressivo, não é possível saber ainda se ele se repetirá nos próximos meses. Um crescimento mais forte nesse segmento é um risco para cima nas projeções da SulAmérica Investimentos, mas por enquanto a expectativa segue sendo de que a produção desses bens mostrará desaceleração em relação ao número visto em novembro, devido aos efeitos defasados do aperto monetário e à incerteza que ronda o cenário econômico em 2014.

A produção de bens de capital é o item mais preocupante da produção industrial. A recuperação da produção industrial em 2013 em relação a 2012 (crescimento de 1,0% no acumulado em 12 meses até novembro) se deu em boa parte devido à recuperação dos bens de capital. O crescimento do produto interno bruto em 2013 também foi mais concentrado no investimento do que no consumo. Entretanto, o dado de novembro da produção industrial mostrou não apenas queda na margem na produção de bens de capital, como uma queda expressiva na produção de bens de capital não ligados a transporte. Os bens de capital ligados a transporte (caminhões, aviões, etc) tiveram queda de 3,9% M/M, enquanto o restante mostrou queda de 5,4% M/M. Uma queda no investimento pode levar a um crescimento ainda menor do produto potencial brasileiro, com um cenário de estagflação podendo ser consequência.

A queda na produção industrial no mês de novembro, mesmo sendo menos intensa do que o esperado, interrompe a expansão da produção industrial, que estava ocorrendo nos três meses anteriores, e mostra que a economia brasileira ainda tem dificuldade para crescer após o choque de confiança do 3º trimestre de 2013. A queda na produção de bens de capital é um dos itens mais preocupantes quando se pensa no cenário para 2014, uma vez que boa parte do crescimento industrial de 2013 foi baseada no investimento.

Top