Industrial Production Jun/14*

Industrial Production Jun/14*

Produção Industrial (Jun/14)

A produção industrial brasileira seguiu com sua tendência de queda em junho, sendo que a contração nesse mês foi exacerbada pelas paralisações na produção devido à Copa do Mundo e ao menor nível de exportações de bens industriais (em especial para Argentina).

Em junho houve queda de -1,4% M/M na produção industrial na série com ajuste sazonal, contração menor que a esperada pela média do mercado (-2,3%) e pela SulAmérica Investimentos (-2,1%). Esse já é o quarto mês seguido de queda na produção industrial nessa comparação, sendo também o mês de queda mais intensa desde dez/13. O 2º trimestre de 2014 mostrou queda de 2,0% na produção industrial em relação ao trimestre anterior (contra -0,3% no 1º trimestre), sendo que nessa comparação a produção industrial já está em queda há 4 trimestres.

Na comparação A/A a produção industrial mostrou queda de 6,9% A/A, a contração mais intensa desde jul/09 (-10,0%). No acumulado em 12 meses a produção industrial voltou a mostrar variações negativas, ficando em -0,6% em junho.

A queda na produção industrial foi bem mais intensa na categoria de bens de capital (-9,7% M/M) e bens de consumo duráveis (-24,9% M/M), mas também ocorreu nas outras categorias: bens de consumo não duráveis (-1,3% M/M) e bens intermediários (-0,1% M/M). Essa quase estabilidade na produção de bens intermediários foi a responsável pela surpresa em relação à projeção da SulAmérica Investimentos.

A queda mais intensa das categorias de bens de capital e duráveis estão relacionadas à queda da confiança do empresário (que vem ocorrendo de maneira bem forte desde o começo do ano), à situação incerta e altos custos do setor de energia e aos problemas do setor automotivo (aumento de impostos, queda nas vendas internas e queda bem forte nas vendas externas, em especial para Argentina, que passa por uma grande crise).

A produção industrial em julho ainda deve sentir os efeitos de menores jornadas de trabalho devido à Copa do Mundo e da queda da confiança. A projeção preliminar da SulAmérica Investimentos é de queda de 0,8% M/M para esse mês. Para o ano de 2014 como um todo a produção industrial deve mostrar queda de -3,8%, o pior resultado para um ano desde 2009 (-7,1%).

Top