Learn more about Federal Government Bonds – National Treasury Notes (NTNs).*

Learn more about Federal Government Bonds – National Treasury Notes (NTNs).*

Por dentro dos Títulos Públicos Federais – NTNs

O que são ?

As NTN-s, Notas do Tesouro Nacional, são títulos públicos federais que pagam cupom de juros semestrais e o capital investido é ajustado apenas no vencimento pelo índice de correção do título.Conforme citado no boletim anterior as NTNs que se dividem em NTN-B, NTN-C, NTN-D e NTN-F e se diferenciam pelo seu índice de correção do capital.

Quais as características?

A NTN-B – Nota do Tesouro Nacional – Sério B, remunera a variação do IPCA no mês anterior, além dos juros praticados pelo mercado no momento da compra do título.

A NTN-C – Nota do Tesouro Nacional – Sério C, se difere na NTN-B por remunerar a variação do IGPM no mês anterior, também acrescido dos juros praticados pelo mercado no momento da compra do título.

A NTN-D – Nota do Tesouro Nacional – Sério D, remunera a variação da cotação do dólar no mercado de câmbio de taxas livres, divulgada pelo Banco Central do Brasil (PTAX). Esse título atualmente não é mais emitido pelo governo, sendo negociado apenas no mercado secundário.

A NTN-F – Nota do Tesouro Nacional – Sério F, ao contrário das demais, tem retorno prefixado pela taxa interna de retorno (TIR) do fluxo de pagamento dos cupons de juros e do deságio ou ágio sobre o valor nominal do título.

As NTN-Bs são muito utilizadas em fundos cuja estratégia seja de acompanhar ou superar a inflação. Tais fundos, usualmente, têm como objetivo superar o IMA-B, índice criado pela Anbima – Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais – composto por uma carteira teórica de NTN-Bs. O IMA-B é ainda dividido com base no prazo dos títulos: o IMA-B 5 composto por NTN-Bs com prazo interior a 5 anos e o IMA-B 5+ composto por NTN-Bs com prazo igual ou superior a 5 anos.

Além do IMA-B, a Anbima divulga os índices IMA-C, composto por NTN-C, o IRF-M, composto por LTN e NTN-F, o IMA-S composto por LFTs e o IMA-Geral que pondera os retornos diários do IMA-B, IMA-C, IMA-S e IRF-M.

É muito importante comparar sua carteira a índices de referência (benchmarks) compatíveis com a mesma. Os benchmarks são ferramentas para definir objetivos de forma clara e adequada, alinhando a expectativa do cliente aos movimentos do mercado e ao trabalho do gestor, no caso de fundos de investimento

Consulte seu gerente de relacionamento para auxiliá-lo na diversificação de seu portfólio, respeitando o seu perfil de investidor.

*No caso de investimento direto nos ativos pelos investidores, há incidência de IOF e imposto de renda conforme a tabela regressiva.

Redator: Julia Silveira

Top